sábado, 5 de maio de 2012

Os Três Pilares



"Existem por todo canto estruturas, mas para que as estruturas fiquem em pé, é preciso que haja os pilares. Há uma estrutura em especial que possui três pilares.
Um acompanha esta estrutura desde sempre, acredito que este pilar existia antes da estrutura. O segundo pilar também existe há muito tempo, mas ele nunca foi firme o suficiente, digamos que a erosão o afeta muito. É cheio de falhas na sua construção, tem material sobrando, tem pontas de vergalhão aparecendo. Mas este pilar acha que é perfeito, que não tem falhas, e suas partes são muito autônomas, não formam um pilar firme, que sustente a ninguém, mas a estrutura está fincada neste pilar.
Então de uma forma inusitada surge o terceiro pilar. Este já oferece a estrutura uma segurança, que só o primeiro oferecia. Mas a estrutura pensando que um terceiro pilar era demais, fazia pouco caso dele. E ele como era novo, já foi crescendo com algumas rachaduras. Diversas vezes a estrutura tentou viver sem ele, mas em uma destas vezes a estrutura percebeu que se estava de pé, deveria agradecer ao terceiro pilar, pois o primeiro estava perdendo as forças dando suporte ao segundo e esquecia da estrutura em alguns momentos, mas fazer o que o primeiro pilar era o pilar mestre, a estrutura tinha que sobreviver.
Mas a estrutura conseguiu recuperar o terceiro pilar. E ele já estava dando apoio em outras construções. A estrutura ficou muito feliz. Pensou que dali para frente estava segura, não cairia mais. Tinha dois pilares fortes e não se preocupava tanto com o segundo.
Mas há um acidente e o primeiro pilar ficar quase destruído. Todos correm com vigas, madeira, cordas e outras coisas. Mas o primeiro pilar já não era mais o mesmo. Ele agora precisava de ajuda para resistir ao tempo. O segundo pilar por ser todo falho não consegue cuidar sozinho do primeiro. O terceiro não tem nenhuma relação com o primeiro. E tem até um pouco de mágoa, pois devido à grandeza do primeiro, sua grandeza foi menosprezada pela estrutura. 
Então sobrou para a própria estrutura cuidar do primeiro pilar e do terceiro que também sofreu o rompimento de uma viga, mas já estava se recuperando.
E então a estrutura se viu perdida, seus pilares estavam com problemas, Mas como o terceiro pilar sempre foi forte, não se abateu pela viga rompida e apoiou a estrutura.
Havia apenas um alicerce para segurar toda estrutura. Ele estava fadado e já cansado. Não enxergava mais na estrutura aquilo que sempre viu. Achava a estrutura fraca, sem graça. Então decidiu partir e deixou a estrutura com o primeiro pilar, que a qualquer momento desmoronará. E com o segundo pilar que assim que o primeiro se for, largará a estrutura. E a estrutura está lá, caindo aos poucos. Há uma água limpa que sai da estrutura todo o tempo. Se o terceiro pilar nunca voltar, pode até ser que ela até encontre outro. Mas ela nunca mais será a mesma, pois ela era realmente ligada ao terceiro e ao primeiro pilar."


Faz anos que não escrevo este tipo de texto. Era algo que gostava na minha adolescência, mas com o tempo se perdeu. Espero que gostem... Se não gostarem, falem...

Reações:

1 comentários:

Você que escreveu? Que bacana, ótimo para refletir, bom talento o seu...

Os pilares da vida nos renovam, dando-nos força e segurança

abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget